Reduz Foto

 

Informações para Imprensa - Press Releases

A seguir os jornalistas podem obter informações para comporem matérias sobre o ReduzFoto.com.br, serviço inovador no Brasil. Agradecemos a todos que nos ajudam a divulgar o site, mais informações ou esclarecimento de dúvidas envie e-mail para contato@aptor.com.br.


Pesquisadores criam software web de processamento de fotos para facilitar a vida das pessoas


Pesquisadores de São Carlos-SP da USP e UFSCar desenvolveram o ReduzFoto.com.br um sistema inédito no Brasil para reduzir o tamanho das fotos digitais pela Internet sem a necessidade de instalação de programas no computador. O desenvolvimento do sistema foi feito em parceria dessas Universidades com a empresa Aptor Software e o CMDMC, Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos.

 


(Obter logotipo em alta resolução)

O sistema pode ser acessado pelo endereço www.reduzfoto.com.br. A grande vantagem da utilização do site ReduzFoto.com.br é a facilidade, outros programas como Photoshop além ter um custo elevado de aquisição não são de utilização tão simples. Por terem muitas funções acabam confundindo o usuário comum que geralmente deseja apenas reduzir uma foto.

Não é necessário instalar nenhum programa no computador do usuário, tudo é feito pelo navegador Web. A instalação de programas localmente no computador pode demorar ou trazer vírus ou outras pragas escondidas como os chamados spy-wares. Também é interessante a sua utilização em computadores em que não é possível instalar programas como em lan-houses, universidades ou locais de trabalho.

As opções de redução são bem simples: “Grande”, “Médio” e “Pequeno”. Caso o usuário deseje um tamanho especial para a foto podem ser utilizadas as funções da opção “Avançado”. Também não é necessário nenhum tipo de cadastro, o que facilita o uso.

A idéia surgiu da dificuldade de usuários que não conseguiam enviar fotos pela Internet e também tinha dificuldade ou perdiam muito tempo utilizando programas complexos.

O sucesso do sistema pode ser visto pelo número de fotos reduzidas, em dois meses de funcionamento já são cerca de 8 mil fotos, mesmo ainda não tendo começado a etapa de divulgação.

A redução do tamanho das fotos é importante para sua utilização na Internet. Geralmente o usuário faz fotografias em alta resolução para obter uma boa qualidade ao revelar em papel, mas fica muito pesado para enviar para um amigo por e-mail, por exemplo.


Foto - Divulgação (Versão em Alta resolução)

Atualmente as câmeras digitais estão cada vez mais baratas e poderosas. A qualidade da foto é medida em megapixels e algumas já chegam a 12 megapixels.

Para se ter uma noção, uma foto de 8 megapixels tem aproximadamente 3 mega bytes e chega a um tamanho de 3264 pixels de largura, mais de 3 vezes o tamanho da largura visualizada em um monitor na resolução mais comum, como pode ser visto na ilustração a seguir.

A qualidade das fotos reduzidas é muito boa, não há cortes nem inserção de marcas d’agua. Existem outros sites do gênero fora do país, mas nesse caso o usuário pode ter problemas em relação a língua.

O ReduzFoto.com.br utiliza recursos novos da chamada Web 2.0 que propicia a interação mais fácil e rápida como se fosse um aplicativo normal que executa funções sem necessidade de instalação e a partir de qualquer computador com Internet.

Grande parte das pessoas deseja mandar fotos por e-mail ou em sistemas de mensagem instantânea como MSN, mas a redução do tamanho da foto não é feita automaticamente nesses casos. Assim, o envio de uma foto apenas, em alta resolução, pode levar algumas horas, frustrando o usuário.

As fotos ficam armazenadas no site durante 15 minutos para o usuário fazer a cópia da versão reduzida em seu computador. Também é possível informar o link da visualização da foto para outra pessoa.

De acordo com Thiago Jabur, gerente da Aptor Software e doutorando pela USP, essa é uma tendência no desenvolvimento aplicativos na Internet. São os chamados “SaaS” do inglês: “Software as a Service”, no português: “Software como um Serviço”. O Google é o precursor nesse tipo de aplicações com a disponibilização de sistemas de planilhas e editor de textos via Web.

Algumas novidades com o tempo serão inseridas no ReduzFoto.com.br como a formação de jogos de quebra-cabeça e slides com as fotos enviadas.

 

 




Voltar

Apoio: CMDMCAptor Software